quinta-feira, 7 de junho de 2012

Arte e covardia

Nas escolhas da vida, a alma ganha memórias. Fica mais densa, pedindo mais tempo; ganha amplidão, necessitando espaço: carrega mais pessoas. Lugares. Sentimentos. Certezas e dúvidas.
Tudo em diferentes formas de memória - a alma, então, se enche de tempos e de espaços, de coisas.
Precisará, em algum momento, escolher se vai guardar (todas as memórias, como em um museu) ou vai escolher algumas de quando em quando para colocar pra fora.

Como colocá-las pra fora? É nesse momento que a alma descobre, às vezes, a arte.

Mas é sempre, ou quase sempre, tarde demais.
Quase sempre, porque ninguém gosta de ser esquecido. Todos querem ser peça importante do museu de alguém. E a alma já não consegue deixar de administrar o museu, as peças, os visitantes.

E pouco a pouco a alma que descobriu a arte, secretamente, deseja um grande incêndio: capaz de queimar todos os quadros, derreter todos os bustos de bronze, as tapeçarias, mobílias, tomos e indumentárias, que esfacele e trinque e consuma todas as esculturas, que tudo no seu museu vire apenas carvão frio, e daí pó, e enfim longínqua poeira que sai levada pelo vento.

Mas ainda assim, algo restaria intacto: o extintor de incêndio.

O extintor existe pra lembrar que tudo vai ficar como está. Ou seria justamente para instigar o desejo da alma de atear fogo em tudo? (Um verdadeiro mistério a existência do extintor. A alma não se lembra como, ou quando, ou porquê o extintor passou a fazer parte do museu.)

A alma aprende -  por causa do extintor - que toda forma de arte por ela realizada nascerá de um incêndio, indelével e inevitável.

A alma aprende também que o extintor é a mais pura tradução da covardia.











Um comentário:

  1. Verdade, um dos grandes medos do homem é ser esquecido. As vezes nas minhas reflexões penso, será que no final de tudo, de nossa existência, não esqueceremos ate de ter existido? São duvidas que nunca teremos nessa vida real uma certeza...o tempo dirá, se é que ele fará isso.

    ResponderExcluir